Prefeitura de Teofilândia

Após 4 semanas da adoção de medidas rígidas de isolamento social, número de ativos caiu 78% em Teofilândia.

30/06/2020 às 19h40

No dia 02/06, nosso município registrava 59 pessoas com a Covid-19. A taxa de progressão da doença era de 1.95. Na prática, significa que uma pessoa conseguia contaminar outras duas e a quantidade de casos triplicaria a cada 7 dias, se a tendência se mantivesse.

Uma semana depois, dia 09/06, atingimos o auge da doença, com 73 casos ativos. Entretanto, passados 14 dias da adoção de medidas restritivas, tempo de incubação e contágio do vírus, a quantidade de ativos caía pela metade, chegando a 37 pessoas.

Passado um mês, chegamos a um platô de achatamento da curva de atividade, que oscila entre 15 e 13 casos ativos por vez.

"Desde o início da pandemia defendemos o isolamento social como forma mais efetiva de coibir o avanço do vírus. Foi preciso adotar medidas mais rígidas, impedindo aglomerações e circulação de pessoas. Apesar dos transtornos causados na época, hoje celebramos os resultados", explica o Prefeito Municipal, Tércio Nunes.

"Mas o momento ainda não é de voltar à normalidade. A campanha #ficaemcasa permanece. O vírus é dinâmico e uma nova onda pode surgir se cada cidadão não tiver a cautela e o cuidado necessário", conclui o gestor.