O cuidado na prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais não para em nosso município. Nossas unidades seguem realizando a testagem de nossa população.

29/08/2022 às 13h54

Hoje foi dia de testagem na USF de Fogo Pouco, atendendo diversas pessoas dessa comunidade e região.

A campanha que chama a atenção para a prevenção às hepatites virais acontece sempre no mês de julho, mas o cuidado e a atenção quanto a este importante problema de saúde pública, deve acontecer em todos os outros meses do ano.

A hepatite é uma doença que se caracteriza pela inflamação do fígado e pode ser desencadeada por vírus, pelo uso de medicamentos, bebidas alcóolicas e outras drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Existem cinco tipos de hepatites virais, a A, a B, a C, a D (Delta) e E, e podem ou não manifestar sintomas, como cansaço, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As formas de contágio variam de acordo com o tipo de hepatite, indo desde ao consumo de alimentos contaminados, contaminação com objetos perfuro-cortantes, relação sexual desprotegida, além da transmissão vertical (aquela que acontece da mãe para o filho durante a gestação). Conhecer as formas de contágio e implementar cuidados em relação a elas é a melhor forma de prevenir a doença. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficaz.

Nossas unidades seguem realizando testes e atendendo toda a nossa gente. Se você possui algum sintoma, ou suspeita de algum tipo de hepatite viral, procure a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento!

Seguimos cuidando cada dia mais de nossa gente. 💛