Você conhece a campanha Julho Amarelo?

29/08/2022 às 13h33

Julho é o mês da conscientização e da prevenção às hepatites virais. Diversas ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais estão sendo realizadas em nossas unidades de saúde.

A hepatite é uma doença que se caracteriza pela inflamação do fígado e pode ser desencadeada por vírus, pelo uso de medicamentos, bebidas alcóolicas e outras drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Existem cinco tipos de hepatites virais, a A, a B, a C, a D (Delta) e E, e podem ou não manifestar sintomas, como cansaço, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As formas de contágio variam de acordo com o tipo de hepatite, indo desde ao consumo de alimentos contaminados, contaminação com objetos perfuro-cortantes, relação sexual desprotegida, além da transmissão vertical (aquela que acontece da mãe para o filho durante a gestação). Conhecer as formas de contágio e implementar cuidados em relação a elas é a melhor forma de prevenir a doença. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficaz.

No dia 28 de julho, às 08h, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá o Dia D da Campanha no PSF Satélite do Barreiro, com testagem para as hepatites, atendimento médico, aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento odontológico, vacinação, e ações educativas sobre as hepatites virais.