18 de Maio. Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Dolescentes

26/05/2021 às 06h26

Hoje é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta data é um marco de um triste acontecimento de violência e abuso infantil que infelizmente ficou impune que estimulou diversas lutas para que acontecimentos como estes não viessem mais a acontecer e para que políticas de proteção à criança e ao adolescente, se tornassem cada vez mais fortes. O dia que marca esta luta é 18 de maio, mas a data vem para lembrar e sensibilizar a população de que é preciso lutar todos os dias para combater todas as formas de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Crianças e Adolescentes são grupos vulneráveis e cabe ao estado e a toda a sociedade, protegê-las de qualquer ato de violência. Infelizmente ainda são altos os índices de abuso e de exploração sexual a crianças e adolescentes e estes índices alarmantes ainda mostram que muitos desses crimes acontecem dentro de casa, por parte de familiares ou de pessoas próximas aos menores. Durante a pandemia, o risco de abuso se torna ainda maior pelo fato dessas crianças e adolescentes terem que ficar mais tempo em casa, e no caso das que são violentadas, na companhia, muitas vezes, de seus abusadores, sem o convívio social, sem acesso à escola e com pouco contato com instituições e locais que possam servir de ambientes de proteção a estas.

Por esse motivo, é preciso que o combate se torne cada dia mais forte! É preciso que os órgãos e autoridades competentes se tornem cada vez mais atentos e que a sociedade seja parceira nesta luta, denunciando os casos de violência e os casos suspeitos para que sejam investigados. É preciso combater, é preciso que haja vigilância e cooperação por parte dos Órgãos Competentes e da sociedade para que juntos, todos possam promover a segurança e proteção que as crianças e adolescentes necessitam.

Faça Bonito neste dia 18 de maio e em todos os outros dias do ano! Denuncie qualquer ato comprovado ou suspeito de abuso ou exploração sexual a crianças e adolescentes!

Para denúncias, disque 100! Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes!

#teofilândia #governodopovo #diadecombateaoabusoeexploraçãodecriançaseadolescentes #façabonito