Profissionais de saúde recebem capacitação sobre o rastreamento do Câncer de Mama em Teofilândia

12/02/2021 às 21h01

Na última quarta-feira (10), participaram de uma importante capacitação oferecida pela Sesab, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Atenção Básica do município de Teofilândia, dentre os quais, representantes dos Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros e da Coordenação da Atenção Básica.

A Capacitação faz parte do Programa "Saúde Sem Fronteiras", cuja principal finalidade, é promover o Rastreamento do Câncer de Mama, identificando o câncer de forma precoce e aumentando de forma significativa as chances de cura. Em Teofilândia, a realização dos exames para o rastreamento irá acontecer no período de 22 a 30 de Abril, em que serão ofertados 140 exames de mamografia por dia, prioritariamente para as mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos, e de 40 a 49 anos, para aquelas que possuírem indicação para a realização do exame.

"A nossa meta é atender 1.082 mulheres, número que corresponde à quantidade de mulheres que se encontram na faixa etária mais susceptível ao desenvolvimento de câncer de mama, de acordo com o Ministério da Saúde. Este tipo de ação é muito importante, pois possibilita a identificação precoce da doença, ainda em seu estágio inicial, aumentando em 85% as chances de cura dessa mulher", comentou a Secretária Municipal de Saúde, Rosana Valverde.

As representantes da Diretoria de Projetos Estratégicos (DIPRO), Jane Gláucia Araújo e Lorena Pontes de Souza, ministraram a capacitação e destacaram sobre a importância da busca ativa dessas mulheres, além de explanarem sobre o planejamento do atendimento no município de Teofilândia.

#teofilândia