Mais valorização à nossa cultura e tradições: Desfile cívico do setor marca a abertura às comemorações ao 7 de Setembro em Teofilândia ????

16/09/2022 às 12h34

Buscando resgatar a tradição do Desfile Cívico de 7 de Setembro a Prefeitura Municipal de Teofilândia, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou nesta Terça-feira (06), o Desfile Cívico Cultural de 7 de setembro na comunidade do Setor.

Nos trilhos de uma história Glocal: 60 anos de Teofilândia, o Desfile Cívico que foi realizado no setor faz parte do cronograma da Semana da Pátria de Teofilândia, assim como o Desfile Cívico que será realizado na sede de nosso município nesta quarta-feira (07).

A ideia proposta pela Secretaria de Educação e Cultura de nosso município objetiva proporcionar uma ampla visibilidade da história local em suas diversas dimensões temporais, oportunizando à comunidade escolar e à população, conhecerem as histórias e vivências dos sujeitos que produziram memórias da nossa cidade, pois é nela que vivemos e nos tornamos cidadãos. A palavra glocal refere-se a um intercâmbio de valores culturais globais e locais. Assim, na comemoração da independência do Brasil, os nossos Desfiles Cívicos enfatizam a nossa cultura e tradições e a a relação com o nosso país e com o mundo.

No trilho da história de Teofilândia, o Povoado do Setor reúne uma característica singular: este é o único povoado que oferece as três etapas da Educação Básica. Nesta localidade temos unidades que ofertam a Educação Infantil em tempo integral, temos unidades que ofertam o Ensino Fundamental – Anos iniciais e finais e temos também unidade conveniada que em regime de colaboração sedia a oferta do Ensino Médio.

Foi um lindo e emocionante desfile. A creche Criança Feliz V, as escolas municipais Tomé de Souza e Manoel Joaquim Rodrigues, e a Fanfarra Municipal, FAMTEP, desenvolveram seus subtemas e retrataram os costumes, danças, ritmos, religiosidades, festas tradicionais, o folclore, o esporte, a agricultura familiar, a mineração, e o comércio local, destacando a diversidade cultural de nosso município.