Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Em mais um Programa Saúde na Escola (PSE), temas relacionados à saúde e sexualidade na adolescência foram debatidos na Escola Ana Oliveira, da Comunidade Socavão.
A adolescência é marcada, pelo desenvolvimento de habilidades e a vivência da sexualidade. Este é um período em que eles exploram mais intensamente sua identidade sexual. Em muitos casos, as buscas e experimentações dessa faixa etária possibilitam uma maior exposição às violências e aos comportamentos de riscos.
Diante disso, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do município, entendeu a importância de implementar este ciclo de formação, principalmente para o público formado por adolescentes e jovens, para que possamos atingir e conscientizar desde cedo a população, evitando a exposição aos diferentes riscos ao longo da vida.
Desta vez, a Enfermeira e Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Rose Carvalho, desenvolveu um diálogo com os jovens do Ensino Fundamental II, com o intuito de conscientizá-los sobre as práticas corretas para vivência saudável e segura da sexualidade, e a compreensão sobre os riscos, formas de contágio, transmissão e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs e HIV/AIDS, gravidez não planejada e os seus direitos sexuais.
Magnetizados pelo tema, os jovens demonstraram bastante interesse e participaram intensamente da ação, enviando perguntas por meio da caixinha de dúvidas, uma estratégia que fez sucesso na atividade, e que possibilitou a participação significativa dos estudantes. 👏
A educação em saúde é uma forte aliada para melhorar os indicadores de saúde e a vida das pessoas, por isso, é um compromisso nosso fazer com que estas práticas se tornem cada dia mais intensas.
.
.